sábado, 4 de abril de 2009

Publicação de fotos em weblog



A edição de fotos com o Irfanview é bastante simples e o programa parece bem adequado a quem quer publicar as fotos num blog. Eu já tinha experiência com outros programas de edição de fotos, como o Picasa, o Photoshop e o programa que acompanha a minha máquina digital. Fiquei com a impressão de que, comparado aos outros, o Irfanview oferece menos recursos para melhorar a qualidade da imagem, mas é muito mais prático para quem vai publicá-la na web.
Recursos como cortar e redimensionar estão mais destacados e mais bem apresentados no Irfanview. A tela do programa também me pareceu melhor: a foto ocupa praticamente todo o espaço e a barra de ferramentas é discreta e simples.
Ao arquivar as fotos editadas, a primeira opção que ele apresenta é a de arquivar no formato Bitmap (extensão "BMP"). Fiquei na dúvida, mas mudei para o formato JPEG, porque tenho notado que este é o mais usado nos sites e blogs.
Também existe a opção "Save for Web" (arquivar para a web). Tentei usá-la, mas o programa alertou que faltava um plugin, a ser baixado do site do Irfanview, onde há uma seção específica para o download de plugins. Fui à tal seção, examinei todos os plugins disponíves e não encontrei o que o programa havia solicitado. O site permite baixar todos os plugins de uma vez, mas achei que isso ocuparia a memória do meu computador com coisas que não sei se vou utilizar.
Ao postar as fotos no blog, apareceu outra dúvida: creio que a foto vertical ficaria melhor à esquerda da foto horizontal, ao contrário do que aparece neste post. Porém, mesmo fazendo o upload primeiro da vertical e depois da horizontal, o Blogger automaticamente inverte a posição das fotos no post e deixa essa diagramação que estamos vendo. Será um "default" do Blogger?

Um comentário:

  1. OI Hélio,
    O posicionamento das fotos no blogger é sempre um problema. Eu decidi que coloco sempre no lado esquerdo e procuro publicar fotos médias para ocupar toda ou boa parte da coluna de texto. Teu material está de acordo com o que foi pedido no exercício.
    Teu audio sobre o festival Tudo é Verdade está ótimo. Você leu o texto mas o fez de uma forma mais relaxada que inclusive permitiu algumas inflexões de voz. Mais no final é que apareceu mais o carater leitura de texto, mas sem comprometer o conjunto.
    Um abraço
    Castilho

    ResponderExcluir