domingo, 12 de abril de 2009

Produção de documentário

BookCrossing: a comunidade global de leitores

Sinopse

O minidocumentário “BookCrossing: a comunidade global de leitores” pretende fazer uma breve apresentação desse movimento, que surgiu nos EUA em 2001 tendo por objetivo levar as pessoas a doar livros espontaneamente e criar uma comunidade mundial de leitores.
O BookCrossing quer transformar o mundo numa biblioteca. Para isso, os integrantes da comunidade deixam livros em locais públicos, com um recado para que os futuros leitores façam o mesmo. Dessa forma, os livros passam de mãos em mãos e podem viajar pelo mundo.
O movimento se apóia na internet, com um site no qual os livros são catalogados e que recebe os comentários dos leitores sobre cada obra. O site também permite que os membros da comunidade acompanhem o caminho percorrido pelos livros, troquem mensagens, combinem reuniões, etc.
Além de contar um pouco sobre o “Bookcrossing”, relacionando-o à paixão pelos livros, o minidocumentário mostra que esse movimento chegou ao Brasil, embora timidamente. O vídeo apresenta uma reunião de membros da comunidade no bar Salommão, em São Paulo, que funciona como uma “Zona Oficial de BookCrossing”.


Roteiro


Parte 1 – Introdução (45 segundos)

00” – Aparece o título do minidocumentário (“BookCrossing: a comunidade global de leitores”) e entra a trilha sonora com a música “Livros”, de Caetano Veloso. A trilha prossegue enquanto são mostrados, num travelling, livros em estantes, além de lombadas, capas, folhas de rosto, etc.
25”– A imagem escurece e, com a mesma trilha sonora, são apresentados os seguintes textos:

“Viajar pela leitura

Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!” (Clarice Pacheco)

Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro. (Henry Thoreau)

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história. (Bill Gates)



Parte 2 – BookCrossing (1 min e 10 seg.)

46” – Volta a aparecer a imagem de um livro, desta vez mostrando a etiqueta de identificação do BookCrossing (prossegue a música do Caetano Veloso).
55” – A imagem escurece novamente e entra o seguinte texto:

“BookCrossing é uma comunidade mundial de leitores que querem transformar o mundo numa biblioteca. Para isso, os integrantes da rede deixam livros em locais públicos, com um recado para que os futuros leitores façam o mesmo. Dessa forma, os livros passam de mãos em mãos e podem viajar pelo mundo.”

1’ 10” – A câmera inicia um “travelling”, entrando no Bar Salommão, em São Paulo, na noite do encontro dos “bookcrossers” (membros da comunidade Bookcrossing em São Paulo). Trilha sonora (Caetano Veloso) continua, mas em volume mais baixo.
1’15’’ – Enquanto a câmera sobe as escadas, aparece o seguinte texto:

1º de abril de 2009
Bar Salommão
Bairro de Higienópolis, Sào Paulo (SP)
Encontro de alguns “bookcrossers” da cidade


1’20” – Foto da placa na entrada do bar, que anuncia a realização do evento.
1’25” – A câmera continua seu caminho pelo bar, até a sala do fundo, onde os “bookcrossers” estão reunidos. Enquanto isso, entram o texto, sobreposto à imagem:

No site www.bookcrossing.com os livros são catalogados e comentados pelos leitores.

1’30” – Corta para imagem do site.
1’35” – Volta para o “travelling”, entrando no bar. Aparece o texto, sobreposto à imagem:

O site também permite que os membros da comunidade acompanhem o caminho percorrido pelos livros, troquem mensagens, combinem reuniões, etc.

1’40” – Sai música de fundo. Depoimento de Helena Castello Branco, organizadora do movimento BookCrossing no Brasil.


Parte 3 – Encerramento (1 minuto)

1’56” – Volta música de fundo. Mais “travelling” com imagens de livros (lombadas, capas, folhas de rosto, etc.)
2’10” – Imagem escurece. Aparece o texto:

No mundo, o BookCrossing já conta com mais de 760 mil membros e 5,5 milhões de livros registrados. (dados de abril de 2009)

2’15” – Texto:

No Brasil, são mais de 6.300 participantes.

2’20” – Fotos de participantes do BookCrossing, com livros que doaram ou que receberam.
2'35" – Close na capa de um livro no banco de uma praça. Câmara se afasta lentamente. imagem escurece. Fim da trilha sonora. Sobem os créditos.
2’55” – FIM


Storyboard



























Nenhum comentário:

Postar um comentário